sábado, 14 de abril de 2012

Em cerimônia simples, primeiro “casamento gay” acontece em Vicentina






Alessandro de Luca Pereira, de 39 anos e Elias Renato Costa de Almeida, de 20 anos, formam o primeiro casal de Vicentina a oficializar sua união em cartório após a legalização do casamento homossexual pelo Superior Tribunal Federal (STF).
Nesta sexta-feira, às 17 horas, no 2º Cartório Air Ortiz do Nascimento, localizado na Avenida Padre José Daniel, em Vicentina, os moradores do Distrito de São José, protagonizaram um momento histórico para a cidade ao consolidar oficialmente o primeiro “casamento gay” do município.
O casal já estava juntos desde outubro de 2006 e possuía um contrato de união estável, oficializado em 25 de Julho de 2011, registrado em um Cartório da cidade de Paraibuna, no Estado de São Paulo.
Para a reportagem do Fátima News, que presenciou a oficialização do casamento, Alessandro e Elias disse que todos devem lutar pelos seus direitos e fez questão de agradecer a promotora Suzi D´Angelo, por ter assinado a permissão para que o casamento acontecesse.
“O papel não modifica o sentimento que temos uma pelo outro, mas é importante conhecermos e fazermos valer nossos direitos”, diz Alessandro
A diferença é que a união estável acontece sem formalidades, de forma natural, a partir da convivência do casal, e o casamento civil é um contrato jurídico formal estabelecido entre suas pessoas.
A lei, que estabelece normas para as uniões estáveis entre homens e mulheres, destaca entre os direitos e deveres do casal o respeito e a consideração mútuos, além da assistência moral e material recíproca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário