quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Gays na Polônia

Transexual e gay assumem assentos na Câmara da Polônia




A Polônia passou a ter pela primeira vez uma deputada transexual e outro assumidamente gay em seu Parlamento. Anna Grodzka, que fez uma cirurgia de readequação de sexo, e Robert Biedron sentaram lado a lado nesta terça-feira na inauguração do novo Congresso.

Anna foi cumprimentada com apertos de mão por diversos parlamentares, enquanto apenas um deputado a recebeu com beijos no rosto. Ela e Biedron fazem parte do Movimento Palokot, um partido progressista que se tornou a terceira maior força no Parlamento após as eleições de 9 de outubro.

O partido defende causas liberais e se opõe ao poder da Igreja Católica na sociedade polonesa, promovendo, por exemplo, direitos LGBTs. O movimento também promete enfrentar as restrições ao aborto na Polônia, onde a prática só é permitida em poucas situações.
Mostrando a forte influência do catolicismo no país, ao abrir a seção, Jozef Zych, ex-presidente do Parlamento, citou palavras do Papa polonês João Paulo II e cumprimentou arcebispos e outros líderes da Igreja presentes ao evento. Ele também lembrou o ex-presidente Lech Kaczynski, morto em um acidente de avião no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário