quinta-feira, 3 de novembro de 2011

APOGLBT inicia concurso para escolha do tema da 16ª Parada LGBT de SP

APOGLBT inicia concurso para escolha do tema da 16ª Parada LGBT de SP

Campanha chega às redes sociais e seleciona as três melhores frases, que vão a votação popular no site da Associação. 
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) inicia campanha para escolha do tema da 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorre em junho de 2012. Para estimular a participação, a entidade premia os autores das três melhores frases com acesso ao trio elétrico de abertura da manifestação, com direito a um acompanhante cada. A campanha iniciou na segunda-feira (31) e segue até o dia 18 de novembro. Além do e-mail, as sugestões podem ser feitas através do Twitter e do Facebook.

Segundo o presidente da Associação, Fernando Quaresma, a iniciativa de promover um concurso cultural visa aproximar os participantes da organização da Parada e democratizar a escolha do tema: “É um convite para que todos construam a Parada junto com a gente”. “No ano passado, fatores administrativos nos impossibilitaram de socializar a discussão sobre o tema e sofremos muitas críticas por isso. Apesar da repercussão da 15ª Parada ter sido satisfatória, a diretoria da APOGLBT avalia que a interação de todos é sempre o melhor caminho”, acrescenta Quaresma.

O slogan deve traduzir uma reivindicação dos LGBT sobre direitos humanos e civis, cidadania, visibilidade e igualdade social, ou ainda um protesto contra os diversos fatores que afetam a dignidade da população LGBT, como o preconceito, a exclusão, a rejeição e a homofobia. Neste ano, a Associação admite ainda sugestões de tema que tenham caráter de autoafirmação e aceitação – no estilo do projeto “It Gets Better” – ou celebrativo, em referência às conquistas já alcançadas.

O tema da Parada norteia todas as atividades do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, que também inclui o Ciclo de Debates, a Feira Cultural LGBT, o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade e o Gay Day. Ele é usado também em todos os materiais gráficos, como cartazes, banners e panfletos, além de camisetas, fundos de palcos, telas dos trios e eventuais produções audiovisuais.

Como participar
Esta é a primeira vez que APOGLBT mobiliza as redes sociais para a escolha do tema, tornando a ação mais dinâmica e abrangente. Para participar pelo Facebook, basta acessar e curtir a página da Parada em www.facebook.com/paradasp e compartilhar a sugestão no mural.

Para participar pelo Twitter, primeiro é necessário seguir a @paradasp e depois twittar a sugestão utilizando a hashtag #temadaparada antes ou depois da frase, por exemplo: "Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! #temadaparada " ou "#temadaparada Vote contra a homofobia: Defenda a cidadania!"

Para quem não utiliza as redes sociais ou não tem familiaridade, a Associação disponibiliza ainda o e-mail tema@paradasp.org.br. Todos podem enviar quantas sugestões quiser através de qualquer uma das ferramentas.

As mensagens recebidas até o dia 18 de novembro serão analisadas pela diretoria e coordenadores da entidade. No dia 21 de novembro, a APOGLBT divulga as três opções selecionadas e inicia uma enquete em sua homepage, para que o público escolha a melhor. O tema mais votado até às 23h59 do dia 4 de dezembro será o escolhido para a 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e o resultado final estará divulgado no dia seguinte.

Seleção e premiação
Os autores dos três melhores temas eleitos pela a APOGLBT serão contemplados com o acesso ao trio elétrico oficial da Parada, o primeiro do trajeto e que tradicionalmente faz a abertura da manifestação, reunindo personalidades, políticos e lideranças do movimento LGBT. “O autor do tema mais votado pelo público terá ainda a alegria de ver de perto o resultado de sua contribuição, ao lado de toda a organização e parceiros da Parada”, comenta Quaresma.

O contato com os escolhidos será feito no dia da divulgação do resultado parcial, 21 de novembro, através do mesmo mecanismo de participação. Na ocasião da Parada, cada premiado poderá levar um acompanhante para o trio.

A Associação se reversa no direito de deliberar sobre as escolha das três melhores frases e, se necessário, realizar algumas adaptações para que o tema possa refletir devidamente as necessidades da população LGBT. Participantes de outras localidades deverão arcar com a viagem, estadia e demais despesas em São Paulo.

Temas anteriores
Desde sua primeira edição, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo sempre trouxe um tema para debater as demandas do movimento e reverberar suas ações por toda a sociedade. Num primeiro momento, as frases enfatizavam o reconhecimento e a visibilidade dessa população, que se encontrava à margem de qualquer integração social e extremamente repreendida.

Mais adiante, as Paradas passaram a reivindicar por direitos civis, como o reconhecimento das uniões estáveis e famílias homoafetivas. Mais recentemente, a manifestação exige especificamente a criminalização da homofobia em âmbito nacional, a partir da aprovação do Projeto de Lei 122/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário