segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Passos - O Amor é rosa e o importante é caminhar



Às sombras das azaleias que explodem em rosa quase sulfúrico os cães dormem.
Na estrada encontro gente que é igual. É gente que bebe, fuma, come, trabalha, sonha, tem relações sexuais, batalha... No jardim as flores florescem pela simples razão de um dia terem sido plantadas. Os vadios cães alheios à volta dormem... E o seu sono não incomoda.
 A exemplo de Franca - SP, a gente de Passos- MG também abre o coração. A narrativa é igual no depoimento do brasileiro Wilson Valdecir de Oliveira casado com Jéssica Pereira de Souza e pai do pequeno Gabriel Damião Pereira de Oliveira que ainda em sua tenra idade chuta a bola na grama verde e nos joga um beijo que espero eu, alcance o coração de todo gay do Brasil. Wilson nos conta que tem um irmão gay e que seus melhores amigos, em sinceridade e carinho são gays. Homens e mulheres com opções diferentes da sua, mas iguais no amor.
Cai uma lágrima e o gosto do sal chega à minha boca. Estou sem dormir a horas e o gosto do choro diz-me falando aos meus pés, que valeu a pena vir até aqui. O nosso Senhor dos Passos, padroeiro da cidade fez com que o Universo conspirasse ao nosso favor; Ganho de presente um pé iluminado de Tiãozinho Melodia, nova alma e novo amigo. Pessoa capaz de tirar a camisa e dizer: ”leva, é sua!... Que te sirva de abrigo e amuleto, que  lhe seja couraça na nossa luta!” Tião é funcionário publico da cidade de Passos e trabalha para construir o que os seres daquela cidade sonham. Obrigado amigo, mesmo que nunca mais nos vejamos você estará comigo e junto também estará, Tereza Alves a simpática senhora, amiga de Paulette, de Edinho cabelereiro, de Luciatta, do Zé cabelereiro, de Buzão e de Antony que veio de São Paulo. “os gays são os meus filhos e meus netos, um dia de minha vida eu passei por tantas dificuldades que cheguei a não ter o que comer! Sabe quem me deu guarida? Os gays! Levaram-me comida, me ajudaram no aluguel, no remédio, no coração e na alma. Hoje estou aqui para pedir que parem os assassinatos de gays. Para mim eles são as melhores pessoas do mundo. Eles não são pessoas! São anjos! Eu havia perdido os meus braços; Hoje estou cheia de parafusos mas graças a eles posso levantar a mão e agradecer a Deus”. As pessoas falam e o meu coração se envaidece em pertencer a esse grupo de seres humanos!
Encontro Marcelo que com uma foto da amada sobre o peito chama minha conversa. “essa é Yara, a mulher que eu amei e amo, que mesmo depois de morta vive junto comigo”... Se estamos loucos sobre o céu azul que nos cobre e a nossa cabeça é aérea, nossos pés caminham junto a Nosso Senhor dos Passos na cidade mineira que lhe carrega o nome.
Eu quero ser a resistência do Amor. O sonho não acaba nem quando o precipício abre-se à frente, na profundidade do abismo a vida é o risco que todos corremos. O padre usa batina como fantasia, o militar usa farda, o juiz do supremo tribunal de justiça usa a toga e o travesti e a dragg mesmo sendo homem usa roupas femininas. Qual a diferença? Só muda o gosto e a fantasia. Compro do queijo e da manteiga mineira, quero levar um pouco do gosto pra saciar a saudade que eu sei vai chegar. A cor de rosa da azaleia, o rosa do coração de Adriano que organizou a festa e que não obteve à ajuda dos políticos locais a não ser míseras esmolas de dez reais; A linda camiseta que nos vendeu por cinco reais para ajudar a custear o seu trabalho em prol de todos; A bicicleta sonorizada com a corneta rosa que anunciava pelas ruas que a audição de Passos – MG precisa estar mais atenta aos seus cidadãos que pensam e agem de maneira diferente, ao capacete rosa que cobriu a cabeça do motoqueiro que disse: “estou rosa até na cabeça...”. Rosa é a cor do puro – amor. Fecho falando dos passos que estamos dando em direção a nossa liberdade; Dos gays que começaram a andar em busca desse caminho já ha muito tempo, que sofreram humilhações, perseguições, violências, agressões... Mas, que não deixaram de preparar o caminho que estamos pisando hoje.
A estrada é longa e consigo caminhar a PASSOS firmes.
















   







Nenhum comentário:

Postar um comentário