segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Parada LGBT do Rio homenageará Sérgio Cabral e Marta Suplicy

Parada do Rio quer todos vestidos de branco.
16ª edição vai distribuir 500 mil camisinhas.

Autor da ADPF 132/RJ, que reconheceu as uniões homoafetivas no Brasil, julgada em 5 de maio deste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o governador fluminense Sérgio Cabral vai ser o grande homenageado da 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro. A manifestação será realizada no dia 9 de outubro, a partir das 13h, na orla de Copacabana, Zona Sul carioca.
Marta Suplicy também receberá homenagem por sua histórica contribuição às conquistas do movimento LGBT e por ser a primeira congressista a propor um projeto de lei que reconhecesse a união estável homoafetiva no Brasil.
O tema neste ano será “Somos todos iguais perante a paz – Toda forma de violência deve ser crime”, que alude ao Artigo 5º da Constituição Federal, onde está determinado que somos todos iguais perante a lei.
O Grupo Arco-Íris, que realiza o evento, pede para que o público – 1 milhão de pessoas são esperadas – vá vestido de branco. Ao todo, 15 trios elétricos, do poder público, entidades e clubes da cidade, desfilarão na parada.
“Somente através de um pensamento pacifista é que a gente consegue acabar com todas as desigualdades que existem hoje na sociedade, como a violência, a pobreza e a exclusão. É necessário ter uma compreensão que o combate à homofobia está inserido nesta pauta. Com esse evento a gente traz essa discussão pra sociedade: somos todos iguais perante a paz e toda forma de preconceito deve ser crime”, opina Julio Moreira ao Gay1, presidente do Grupo Arco-Íris.
Serão distribuídos meio milhão de preservativos, além de sachês de gel e camisinha feminina. No local, haverá tendas com materiais informativos sobre cidadania, incentivo a testagem voluntária do status sorológico do HIV, além de dicas sobre prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário