quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Por 4 a 1, STJ reconhece casamento civil entre pessoas do mesmo sexo

Foi a 1ª vez que um tribunal superior admitiu casamento civil igualitário.
Casal recorreu porque cartório e TJ-RS negaram pedido de casamento.


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, em julgamento concluído nesta terça-feira (25), o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Quatro dos cinco ministros da quarta turma do tribunal decidiram autorizar o casamento de um casal de gaúchas que vivem juntas há cinco anos e desejam mudar o estado civil.
A decisão que beneficia o casal gaúcho não pode ser aplicada a outros casos, porém abre precedente para que tribunais de instâncias inferiores ou até mesmo cartórios adotem posição semelhante.
Foi a primeira vez que o STJ admitiu o casamento igualitário. Outros casais já haviam conseguido se casar em âmbito civil em instâncias inferiores da Justiça. Neste caso, porém, o pedido chegou ao STJ porque foi rejeitado por um cartório e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
O primeiro casamento civil no país ocorreu no final de junho, quando um casal de Jacareí (SP) obteve autorização de um juiz para converter a união estável em casamento civil.
O julgamento se iniciou na semana passada, com a maioria dos votos favoráveis à causa. A sessão, no entanto, foi interrompida por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, o último a proferir seu voto. Em seu voto nesta terça, ele seguiu o relator do processo, em favor do casamento.
Buzzi destacou que o Código Civil, que disciplina o casamento entre heterossexuais, "em nenhum momento" proíbe "pessoas de mesmo sexo a contrair casamento".
"O núcleo de pessoas surgido de casais homossexuais se constitui, sim, em família. De outro lado, o casamento [...] constitui-se o instrumento jurídico principal a conferir segurança aos vínculos e deveres conjugais", declarou.
Apenas o ministro Raul Araújo Filho, que havia se manifestado a favor na primeira parte do julgamento, mudou seu voto, contra o casamento. Ele afirmou que não cabe ao STJ analisar o caso, mas sim ao STF. Argumentou ainda que o casamento civil não é um mero "acessório" da união civil.
"Não estamos meramente aplicando efeito vinculante da decisão do STF, mas sim dando a decisão um interpretação que não podemos fazer", alegou.

Pedido
O casal entrou com o pedido de casamento civil antes mesmo da decisão do Supremo Tribunal Federal, em maio deste ano, que equiparou a relação homoafetiva à união estável. A identidade de ambas não pode ser revelada porque o processo tramita em segredo de Justiça.
Elas pediram em cartório o registro do casamento e, diante da recusa, resolveram entrar na Justiça. Mas o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul julgou improcedente a ação, o que levou as gaúchas a recorrerem ao STJ.
Ao reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo, em maio deste ano, o STF deixou em aberto a possibilidade de casamento, o que provocou decisões desencontradas de juízes de primeira instância.
Há diferenças entre união estável e casamento civil. A primeira acontece sem formalidades, de forma natural, a partir da convivência do casal. O segundo é um contrato jurídico-formal estabelecido entre duas pessoas.

Julgamento
Na semana passada, o relator do processo, Luis Felipe Salomão, foi favorável ao pedido das gaúchas e reconheceu que o casamento civil é a forma mais segura, segundo ele, de se garantir os direitos de uma família.
"Se é verdade que o casamento civil melhor protege a família e sendo múltiplos os arranjos familiares, não há de se discriminar qualquer família que dele optar, uma vez que as famílias constituídas por casais homossexuais possuem o mesmo núcleo axiológico das famílias formadas por casais heterossexuais", disse em seu voto.
O advogado do casal, Paulo Roberto Iotti Vecchiatt, sustentou que, no direito privado, o que não é expressamente proibido, é permitido. Ou seja, o casamento estaria autorizado porque não é proibido por lei.
Para Vecchiatti, o essencial de qualquer relação amorosa é "formar uma família conjugal, cuja base é o amor familiar". "A condição de existência do casamento civil seria a família conjugal e não a variedade de sexos", argumentou.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uruguai lança programa social do governo voltado para Transexuais


O governo uruguaio resolveu ampliar dois programas sociais para que estes possam auxiliar também a comunidade Transexual. São eles: Cartão Alimentício, distribuído para os que estão na extrema pobreza; e o chamado Uruguai Trabalha, que oferece benefícios em troca de trabalhos para alguma instituição pública e prevê pagamento mensal de cerca de R$ 360.

"Até agora, nossos programas sociais não davam acesso específico às Transexuais. Com este programa, queremos abrir espaço para três questões: identidade, alimentação e inclusão social e trabalhista", disse o diretor nacional de política social do Ministério de Desenvolvimento Social do país, Andrés Scagliola, à BBC Brasil.

Segundo Scagliola, o objetivo do programa será tirar as Transexuais da marginalidade social. “Nossos programas sociais preveem benefícios para famílias que têm filhos menores de 18 anos e renda insuficiente para uma vida digna. Mas eles (os projetos) não previam esta ajuda para as Transexuais", explicou o diretor.

As Transexuais interessadas vão poder se inscrever no ministério a partir de janeiro de 2012. "(As participantes do programa) serão cadastradas como Transexuais e atendidas com ajuda alimentar ou uma renda fixa a partir de trabalhos para instituições públicas, como melhorias numa praça ou numa escola, por exemplo", afirmou Scagliola.

Ator de Jornada nas Estrelas assume ser Gay

                                                            Zachary Quinto
O ator Zachary Quinto, que viveu o Spock no filme Jornada nas Estrelas e atuou na série Heroes, revelou sua Homossexualidade em entrevista à New York Magazine.

O assunto veio à tona ao comentar a peça Angels of America, em que ele interpreta um Gay. "A peça me fez perceber como estou feliz de ter nascido quando nasci, de não ter de testemunhar a dizimação de toda uma geração de homens incrivelmente talentosos. Foi a coisa mais desafiadora que fiz como ator e a mais recompensadora. E, ao mesmo tempo, como um homem Gay, isso me fez sentir que ainda há muito trabalho a ser feito. Ainda há tantas coisas que precisam ser olhadas e tratadas", disse.

Ainda que a imprensa sempre tenha desconfiado do rapaz, ela nunca o pressionou. Ele se assumiu por livre e espontânea vontade, depois que o adolescente Gay Jamie Rodemeyer, de 14 anos, se suicidou por não aguentar mais o bullying homofóbico que sofria. Para Zachary, adultos Gays (em especial os mais famosos) devem se assumir para mostrar a esses adolescentes que tudo melhora quando adulto. É o que ele fez.

“A morte de Jamie me fez ver que viver uma vida Gay sem torná-la pública simplesmente não é suficiente para contribuir de forma significativa para o trabalho imenso que ainda falta percorrer no caminho para a total igualdade", completou.

Europa ganha seu terceiro prefeito gay assumido de uma capital de país

                                                        Xavier Bettel
O recém-eleito prefeito de Luxemburgo, Xavier Bettel, acaba de entrar para a história: ele é o terceiro mandatário abertamente Homossexual de uma capital europeia. Paris e Berlim são as outras duas.

Bettel tem 38 anos, venceu a primeira eleição para deputado aos 22 anos, e é conhecido por sempre estar com o marido em eventos oficiais, sem nenhum problema, e por defender a cidadania LGBT.

O político afirma que a orientação sexual dele não foi levada em conta pelos eleitores, nem de forma positiva, nem negativa. ”As pessoas não nos julgam pelo fato de sermos ou não Homossexuais. Os eleitores me escolheram pelo meu equilíbrio, minha personalidade. E não pela minha sexualidade”, disse à Têtu, publicação Gay francesa.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

STJ: Maioria vota a favor de casamento igualitário, mas julgamento é adiado


STJ: Maioria vota a favor de casamento igualitário, mas julgamento é adiado

Na quarta turma, 4 dos 5 ministros votaram a favor de duas mulheres.
Ministro Marco Aurélio Buzzi pediu vista do processo e adiou decisão final.

Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira (20), 4 dos 5 ministros da quarta turma do tribunal votaram a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O julgamento, porém, foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, o último a votar.

Ainda não há data para retomada do julgamento e os ministros ainda podem mudar seus votos.

A ação para validar o casamento é movida por um casal de gaúchas, que vivem juntas há cinco anos e desejam mudar seu estado civil. A identidade de ambas não pode ser revelada porque o processo corre em segredo de Justiça.

O Ministro Antônio Carlos afirmou que "os fundamentos determinantes da decisao do STF são aplicaveis ao casamento", e o Ministro Raul Araújo, reitera que "a interpretação da norma legal fica condicionada a interpretação constitucional feita pelo STF"

Com o pedido de vista do Ministro Marco Buzzi, o TSJ está em intervalo, e a possibilidades de dar seu voto ainda hoje.

Grupo de jovens e até uma 'noiva' com cartazes estavam no local para se manifestar a favor da votação.

Grupo de jovens e até uma 'noiva' com cartazes estavam no local para se manifestar a favor da decisão (Foto: @MarkosOliveira e @luthlaporta)Grupo de jovens e até uma 'noiva' com cartazes estavam no local para se manifestar a favor da votação (Foto: @MarkosOliveira e @luthlaporta)
'Direito à igualdade'
Primeiro a votar, o relator do processo, Luis Felipe Salomão, foi favorável ao pedido das gaúchas e argumentou que "o direito a igualdade só é garantido na plenitude se é garantido o direito ao adverso". O ministro reconheceu que o casamento civil é a forma mais segura de se garantir os direitos de uma família.

"Se é verdade que o casamento civil melhor protege a família e sendo múltiplos os arranjos familiares, não há de se discriminar qualquer família que dele optar, uma vez que as famílias constituídas por casais homossexuais possuem o mesmo núcleo axiológico das famílias formadas por casais heterossexuais", disse em seu voto.

Salomão acrescentou que vetar o casamento civil aos homossexuais "afronta caros princípios constitucionais, como liberdade e igualdade da pessoa humana".

A defesa do casal de lésbicas alegou que o Código Civil não considera a identidade de sexos um impedimento para o casamento. O advogado Paulo Roberto Iotti Vecchiatti sustentou que, no direito privado, o que não é expressamente proibido é permitido. Ou seja, o casamento estaria autorizado porque não é proibido por lei.

Para Vecchiatti, o essencial de qualquer relação amorosa é "formar uma família conjugal, cuja base é o amor familiar". "A condição de existência do casamento civil seria a família conjugal e não a variedade de sexos", argumentou.

O advogado esclareceu que o casamento civil é mais eficaz do que a união estável, uma vez que não tem validade, a menos que haja o divórcio.

"A certidão de casamento civil torna mais fácil a vida do casal uma vez que a união estável prova a relação somente até aquele momento. Então a certidão de casamento civil torna a presunção absoluta de que estão casados até que haja divórcio", disse.

Em seu voto, a ministra Isabel Galotti lembrou que a lei incentiva a conversão da união estável em casamento e defendeu o mesmo para casais homoafetivos. Ela lembrou que o posicionamento do STF em relação à união estável deve também ser aplicado para casamentos.

"Se o STF estabeleceu que a menção a homem e mulher não exclui da abrangência de união estável, pelo menos motivo [...] não pode ser aplicada essa restrição [ao casamento civil], já afirmada inconstitucional pelo STF", afirmou a ministra.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Encontro Somos 

Cidadania, liberdade e respeito
Dias 28/29 e 30 de Outubro de 2011
Local: Chácara Pop (Rodovia Itápolis/Borborema Km 188 mais 800 metros)
Siga a bandeira Rosa
Programação:
Inicio: 28/10/2011 – Sexta- Feira 22h
Som eletrônico – Tenda Rosa
Dj Gustavo, Dj Fernanda Caetano, Dj Cabral
Palco das Piscinas – Show com a cantora de MPB Ligia Morena
Surpresas e alucinações – de hora em hora
Café da manhã Free
29/10/2011 – Sábado
10h: Som eletrônico – Tenda Rosa                                                                                   
Dj Gustavo, Dj Fernanda Caetano, Dj Cabral
12h ás 14h – Almoço
Buffet – João Troiano
(10 tipos de salada, 3 massas, 3 carnes diferentes, arroz, feijão, cremes, molhos...)
Preço por pessoa – R$ 5,90
14h às 18h – Grupo de pagode – Samba na área
18h às 19h – Jantar  Buffet – João Troiano
19h às 20h – Garota e Garoto molhado
20h às 22h – Momento Funk
23h – Show de MPB com Ligia Morena
Surpresas e alucinações de hora em hora
(o barracão eletrônico com os respectivos Dj’s funcionará sem interrupção)
Café da manhã Free
30/10/2011 – Domingo
10h – Tenda eletrônica
10h às 14h – Palco livre para apresentações Regionais
12h – Almoço Buffet – João Troiano
14h às 18h – Show de pagode “Só se for agora”
Grupo Evolução
19h – Encerramento Surpresa “ Chave de Ouro”
Infraestrutura completa, segurança, menores de idade só com autorização escrita do pais, Dianas(Deusa da caça), Cupidos(Anjos do amor) a disposição para auxiliarem os tímidos, área para camping
Primeiro lote – 13 a 18 de Outubro de 2011 – 200 convites a R$15,00(Valido para os três dias)
Segundo lote – 18 a 23 de Outubro de 2011 – 300 convites a R$25,00(Valido para os três dias)
Terceiro e ultimo lote – 23 a 26 de Outubro de 2011 – 200 convites a R$35,00(Valido para os três dias)
350 convites vendidos para a região
Cidades confirmadas – Araraquara, Ribeirão Preto, Bauru, Marilia, São José do Rio Preto, São Carlos, Novo Horizonte, Borborema, Tabatinga, Ibitinga, Taquaritinga, Matão, Jaboticabal... 
Pontos de venda:
Floricultura do Paulinho Braulino (16)9607-6639
Dudat Promoções e Promoter s (16)9735-7024
Beil Cabelereiro - Rodrigo (16)3262-7620
Vestygios Modas – Marcos (16)9776-1640
Petiscaria Marinho

Gays correm para cartórios na Espanha para se casar antes das eleições


Favorito nas pesquisas, o conservador Partido Popular promete revogar a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Faltando pouco mais de um mês para as eleições gerais na Espanha, lésbicas e gays estão aproveitando para se casar o mais rápido que o possível.

Isso porque pesquisas indicam a vitória do conservador Partido Popular (PP), que promete revogar a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nas redes sociais, já há grupos divulgando slogans como 'Case já, que o PP vem aí'.

Foto cedida pelo Coletivo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais de Madri (Cogam) (Foto: Divulgação)Foto cedida pelo Coletivo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais de Madri (Cogam) (Foto: Divulgação)
Em províncias como Madri, Barcelona e Valência, onde uniões homoafetivas são mais comuns, os pedidos de documentos para casar aumentaram cerca de 40% em setembro, em relação ao mês anterior.

'Há muita inquietação porque não sabemos o que vai acontecer. É até compreensível que tanta gente acelere os trâmites antes das eleições temendo a chegada do PP', disse à BBC Brasil José de Lamo, coordenador da associação Lambda, que defende direitos LGBTs de Valência.

A associação foi a primeira a se manifestar diante da sede do partido conservador para criticar a promessa eleitoral de revogar a lei, aprovada pelo Parlamento em 2005.

Desde então, houve cerca de 24 mil matrimônios entre pessoas do mesmo sexo no país - 2% do total anual de uniões oficiais no mesmo período.

Esta incerteza sobre o futuro preocupa também os casais que estão em processos de adoção de crianças, já que a lei estende às famílias de LGBTs todos os direitos e deveres aplicados aos heterossexuais: de pensões a custódia de filhos em comum.

'Ficamos numa situação de limbo legal', afirmou à BBC Brasil Agustín López, presidente do Coletivo de Lésbicas, Gays, Homossexuais e Bissexuais de Madri (Cogam).

'Os trâmites de adoção ficarão suspensos até que haja uma revogação total da lei. A opção será voltar ao sistema de adoção por parte de um dos cônjuges, se não nos deixarem formalizarmos mais como família. Um retrocesso enorme que nos faz sentir cidadãos de segunda categoria.'

'Políticas antifamília'
O PP vem se opondo à lei desde que ela começou a ser discutida no Parlamento espanhol. Quando a medida foi aprovada, o partido apresentou um recurso no Senado (rejeitado pelos demais grupos políticos) e uma apelação ao Supremo Tribunal Constitucional, que ainda não se manifestou sobre se a lei viola ou não as bases da Constituição espanhola.

Embora tenha dito que esperará a decisão da Justiça e escutará a sociedade, o candidato do PP a primeiro ministro, Mariano Rajoy, já disse que em sua opinião a lei é inconstitucional.

Além do partido, outras instituições pedem a revogação da lei, como a Igreja Católica e organizações de direita como o Fórum Espanhol da Família, que enviou um dossiê com 50 recomendações ao PP, entre elas a retirada deste modelo de casamento.

'Nosso objetivo é o de colocar um ponto final no ciclo de políticas antifamília vividas nos últimos anos na Espanha', explicou o presidente do Fórum, Benigno Blanco, à BBC Brasil.

Quem também se manifestou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi a rainha Sofia, que em sua biografia disse que não concordava com o uso da palavra casamento para definir as uniões de pessoas do mesmo sexo.

'Se essas pessoas querem viver juntas, se vestir de noivos e se casar, podem estar no seu direito ou não, segundo as leis de seu país. Mas que isso não se chame matrimônio, porque não é. Há muitos nomes possíveis: contrato social, contrato de união...', diz o livro A rainha muito próxima, da escritora Pilar Urbano.

Casamento expresso
Com o aumento do número de inscrições para casar no sul do país, o prefeito da cidade de Jun (Província de Granada), o socialista José Antonio Rodríguez, lançou no Twitter a campanha do 'casamento expresso'.

Em seu tweet, ele dizia: 'Se conhecem algum casal gay que queira se casar antes de 20 de novembro e tenha dificuldades, eu resolvo'.

O prefeito disse que os pedidos de tramitação de documentos para casar na região dele se multiplicaram por sete nos últimos dias e lésbicas e gays vêm se queixando de falta de colaboração em cartórios de municípios vizinhos governados pelo PP.

Por isso oferece a fórmula urgente. Documentação pronta em cinco dias e casamento até sem a presença dos noivos. 'Com procurações basta', avisa o prefeito.

Funcionários assumidos não prejudicam produtividade, diz estudo

O trabalho em equipe não é prejudicado se todos os funcionários forem transparentes a respeito de suas orientações sexuais. A produtividade, na verdade, pode até aumentar. É o que indica um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos.

A pesquisa acompanhou, durante seis meses, um grupo de 50 alunos do sexo masculino, divididos em duplas, que tiveram que desempenhar tarefas cognitivas e de coordenação motora. Em determinados momentos, a parceria era formada com um estudante abertamente gay e, em outros, com um gay que não revelou sua orientação sexual.

Os resultados mostraram que as duplas com o parceiro abertamente gay tiveram desempenhos melhores nos dois tipos de testes - obtiveram 32% mais sucesso nas tarefas cognitivas, nas quais resolveram exercícios de matemática, e se saíram 20% melhor nas sensoriais, que consistiam em partidas de tiro no videogame Nitendo Wii.

Para os professores que conduziram a pesquisa, ambientes onde há exigência de segredo em relação a aspectos como a orientação sexual criam um clima de ambiguidade e incerteza que prejudica o desempenho das pessoas. O estudo foi conduzido para mostrar possíveis efeitos positivos do fim da política americana que proibia lésbicas e gays assumidos de servirem nas forças armadas - a proibição foi abolida em dezembro do ano passado. No Brasil, a lei ainda é ambígua e deixa margens para punição de militares assumidos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

16ª Parada do Orgulho LGBT Rio 2011

Juntamente com os amigos da Aos Brados Campinas dirigi-me ao Rio de Janeiro nesse ultimo fim de semana , mais precisamente à Praia de Copacabana, onde se deu a 16ª Parada LGBT. Fora a agradável companhia dos amigos de Campinas e o encontro saudoso dos amigos do Espirito Santo, posso afirmar que os iguais do Rio de Janeiro foram capazes de realizar uma Parada Impar, confiram as fotos.
(Devido ao imenso número de fotos (717), talvez o processo de carregamento possa demorar alem do tempo previsto, pedimos a sua compreensão e sugerimos que veja nossos videos nos seguintes links, enquanto aguarda.)
http://www.youtube.com/watch?v=KdQPCVnX-9g
http://www.youtube.com/watch?v=tj0Z8P8_oZE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=YKtuF-rJ71M&feature=related    
Beijos e carinho!!
Paulo Braulino

domingo, 9 de outubro de 2011

Queridos, estou no Rio de Janeiro em um encontro musical e para cobrir a Parada de Copacabana, segunda - feira trarei fotos para vocês... Beijos e lindo Domingo
Eu vos amo a todos!
Paulo Braulino

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Câmara aprova Estatuto da Juventude, mas altera o texto sobre orientação sexual


Atualmente, não há legislação federal sobre o tema, apenas leis estaduais.
Estatuto traz direitos a jovens de 15 a 29 anos e vai à votação no Senado.

Manuela d´Ávila incluiu no texto direitos para LGBTs e liberdade de credo (Foto: Rodolfo Stuckert)Manuela d´Ávila incluiu no texto direitos para LGBT
e liberdade de credo (Foto: Rodolfo Stuckert)
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) o Estatuto da Juventude, que define um conjunto de direitos específicos para jovens entre 15 e 29 anos. Entre as medidas, o texto garante a jovens estudantes o direito à meia-entrada em eventos artísticos e de entretenimento e lazer em todo o território nacional. Hoje, a meia-entrada é regulamentada por legislações estaduais.
O projeto do Estatuto da Juventude deveria ser votado na noite desta terça (4), mas, por pressão da bancada evangélica, foi aprovado somente nesta tarde após acordo com a relatora para modificar o texto. Para virar lei, o estatuto ainda depende de aprovação do Senado.
A bancada evangélica posicionou-se contra a parte do texto que trata dos direitos relacionados à igualdade na orientação sexual e da inclusão de temas relacionados à sexualidade nos currículos escolares.
Para conseguir o apoio da bancada evangélica, a deputada Manuela d’Ávila acrescentou no texto que a inclusão de temas relacionados à sexualidade nos conteúdos curriculares deve respeitar “a diversidade de valores e crenças”.
Sobre a capacitação dos professores dos ensinos fundamental e médio para tratar de questões sobre o enfrentamento à discriminação de gênero e de orientação sexual, o texto tornou-se mais genérico, ao determinar “o enfrentamento de todas as formas de discriminação”.
Para Manuela, as mudanças de redação não prejudicaram o texto, que segundo ela, garante ao jovem não ser discriminado por sua orientação sexual.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Parada LGBT do Rio homenageará Sérgio Cabral e Marta Suplicy

Parada do Rio quer todos vestidos de branco.
16ª edição vai distribuir 500 mil camisinhas.

Autor da ADPF 132/RJ, que reconheceu as uniões homoafetivas no Brasil, julgada em 5 de maio deste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o governador fluminense Sérgio Cabral vai ser o grande homenageado da 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro. A manifestação será realizada no dia 9 de outubro, a partir das 13h, na orla de Copacabana, Zona Sul carioca.
Marta Suplicy também receberá homenagem por sua histórica contribuição às conquistas do movimento LGBT e por ser a primeira congressista a propor um projeto de lei que reconhecesse a união estável homoafetiva no Brasil.
O tema neste ano será “Somos todos iguais perante a paz – Toda forma de violência deve ser crime”, que alude ao Artigo 5º da Constituição Federal, onde está determinado que somos todos iguais perante a lei.
O Grupo Arco-Íris, que realiza o evento, pede para que o público – 1 milhão de pessoas são esperadas – vá vestido de branco. Ao todo, 15 trios elétricos, do poder público, entidades e clubes da cidade, desfilarão na parada.
“Somente através de um pensamento pacifista é que a gente consegue acabar com todas as desigualdades que existem hoje na sociedade, como a violência, a pobreza e a exclusão. É necessário ter uma compreensão que o combate à homofobia está inserido nesta pauta. Com esse evento a gente traz essa discussão pra sociedade: somos todos iguais perante a paz e toda forma de preconceito deve ser crime”, opina Julio Moreira ao Gay1, presidente do Grupo Arco-Íris.
Serão distribuídos meio milhão de preservativos, além de sachês de gel e camisinha feminina. No local, haverá tendas com materiais informativos sobre cidadania, incentivo a testagem voluntária do status sorológico do HIV, além de dicas sobre prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.